Aulas Complementares dos Cursos Regulares iniciam em março/2018 | Melody Maker Escola de Música

BLOG


Aulas Complementares dos Cursos Regulares iniciam em março/2018

Os alunos matriculados nos Cursos Regulares da Melody Maker Escola de Música já podem comemorar e preparar a agenda para fazer mais aulas na escola. A partir do dia 08 de março de 2018 iniciarão as Aulas Complementares.

Essas aulas são conteúdos extras que complementam as aulas do curso regular do aluno. Com esses horários extras de aula, o aluno pode aprender, aprofundar, revisar ou até mesmo tirar dúvidas sobre determinados conteúdos necessários para o seu aprendizado.

Outro ponto importante que as Aulas Complementares podem contribuir para o aprendizado musical do aluno é em relação à interação com alunos de cursos diferentes. Como as aulas são mistas, ou seja, que reúne alunos de diversos cursos, eles conseguem trocar informações e ver, ao vivo, como a prática e a teoria funcionam especificamente para cada um dos instrumentos.

Além disso, essas aulas são também uma oportunidade dos alunos de cursos diferentes tocarem juntos, ver os outros tocarem e aprenderem algo de outro instrumento. Isso agrega profundamente à sua formação e solidifica os conhecimentos do aluno para trabalhar em equipe e montar a sua banda.

Quais são as disciplinas e os objetivos de cada uma?

Como forma de tentar atingir a todos os interesses, a Melody Maker Escola de Música incorporou no calendário das Aulas Complementares aulas de teoria e prática. Assim, o aluno ficará à vontade para escolher que tipo de conteúdo ele quer fazer ou que ele precisa efetivamente assistir para reforçar o seu aprendizado.

Nesse sentido, serão ofertadas três disciplinas distintas:

  1. Teoria Musical
  2. Prática de Banda
  3. Percepção e Divisão Rítmica

As aulas de Teoria Musical são direcionadas para a revisão de conteúdos teóricos tão necessários para o desenvolvimento do aluno. É fato que o aluno que entende a teoria possui muito mais capacidade de criar e improvisar do que alguém que não tem esse conhecimento. Além disso, a teoria musical, se bem estudada, se torna algo fantástico e apaixonante, porque mistura disciplinas da música, da matemática, da história, como também da psicologia quando relacionada à percepção humana.

Já a disciplina de Prática de Banda é uma reunião de alunos para executar uma música. Para isso, o instrutor define a música e os níveis necessários de cada aluno. Normalmente, as músicas são executadas no tom original e o aluno precisa estudar antecipadamente o conteúdo para participar. É uma aula de um conteúdo riquíssimo, pois, além de aprender outra música, o aluno tem a oportunidade de praticar músicas no formato de banda mesmo e aprende a interagir e trabalhar em equipe.

E por último, mas não menos importante, a Percepção e Divisão Rítmica é uma disciplina que visa trabalhar a percepção dos alunos em relação às células rítmicas. Saber tocar um ritmo, com todas as notas nos tempos certos e com a duração exata é um grande desafio para muitos. Ler e tocar um padrão rítmico com precisão nem se fala. Por isso, trabalhar a parte rítmica é algo que pode ser aperfeiçoado e desenvolvido com um trabalho direcionado.

Quais são os horários e os conteúdos a serem desenvolvidos em cada disciplina no mês de março 2018?

Cada disciplina ofertada nas Aulas Complementares no 1º semestre de 2018 já possui uma programação que será divulgada mensalmente. Para o mês de março de 2018, os conteúdos já foram definidos. Confira abaixo a programação de cada uma das disciplinas nos quadros abaixo.

 

Programacao_Teoria_Musical_marco_2018

 

Programacao_Pratica_Banda_marco_2018

 

Programacao_Divisao_Ritmica_marco_2018

Consulte o instrutor do seu curso para que ele indique quais disciplinas / aulas que  são mais adequadas ao seu nível de conhecimento.

E quais são as regras de participação nas Aulas Complementares?

As disciplinas das Aulas Complementares são totalmente gratuitas para alunos matriculados nos cursos regulares, mas as vagas são limitadas. Por conta disso, a Melody Maker Escola de Música estabeleceu algumas regras de participação para os alunos. Leia as regras com atenção para que você não perca essa ótima oportunidade!

  1. As Aulas Complementares serão ofertadas somente para os alunos, maiores de 10 anos, e efetivamente matriculados no Curso Regular;
  2. Só será permitida a participação nas Aulas Complementares de alunos que estejam com todas as mensalidades / débitos em dia;
  3. Consulte o instrutor do seu curso para que ele indique quais disciplinas / aulas que são mais adequadas ao seu nível de conhecimento;
  4. Serão disponibilizadas, para as disciplinas de Teoria Musical e de Percepção e Divisão Rítmica20 vagas para cada horário.  Já a disciplina de Prática de Banda, possui uma capacidade limitada, sendo disponibilizadas apenas o número de vagas de acordo com a relação de instrumentos e cantores definidos pelo instrutor responsável. Essa relação está disponível no setor do Atendimento.
  5. Cada aluno poderá fazer, no máximo, 2 (duas) aulas / disciplinas por semana, sendo que a Prática de Banda poderá ser limitada a 1 (uma) vez no mês de acordo com o número de interessados;
  6. Para participar de qualquer disciplina, o aluno (ou o seu responsável) deverá fazer inscrição com pelo menos 01 (um) dia antecedência no setor de atendimento. NÃO SERÃO ACEITAS MATRÍCULAS NA HORA DA AULA;
  7. O aluno que não puder comparecer, deverá fazer o cancelamento da sua inscrição com pelo menos 4 (quatro) horas de antecedência;
  8. Caso o aluno não cancele com a devida antecedência a aula em que ele estiver matriculado, o aluno ficará inapto para matricular na mesma disciplina durante 4 (quatro) semanas;
  9. A programação  das Aulas Complementares será divulgada mensalmente nos quadros de avisos e no site da Melody Maker Escola de Música, com pelo menos uma semana de antecedência.

No caso da disciplina Prática de Banda, o aluno deverá:

  1. Ficar responsável por pesquisar e baixar a letra e a cifra da música indicada de cada aula em algum site de sua preferência na internet, assim como imprimir ou salvar o documento em algum aplicativo e trazer para a aula como parte do seu material didático. A Melody Maker Escola de Música NÃO IRÁ CEDER, DE FORMA ALGUMA, AS LETRAS OU PARTITURAS PARA OS ALUNOS ;
  2. As tonalidades das músicas que serão praticadas em sala de aula serão sempre as originais. Quando não for, o tom será indicado na programação mensal da disciplina.

Esperamos que você, aluno do Curso Regular da Melody Maker Escola de Música aproveite as disciplinas e os conteúdos que serão ministrados. É uma grande oportunidade para quem quer melhorar seus conhecimentos e habilidades musicais.

Mais informações sobre as Aulas Complementares no setor de Atendimento. Converse também com o seu instrutor. Ele também poderá te indicar quais as disciplinas mais indicadas para o seu nível de conhecimento.