Lista: confira as 5 guitarras mais famosas do mundo

BLOG


Lista: confira as 5 guitarras mais famosas do mundo

As guitarras elétricas surgiram na década de 30, como uma modificação do violão mais adequada aos estilos musicais em ascensão. Mas, naquela época, as guitarras eram muito diferentes do que são nos dias atuais e tinham um tom suave, que só foi mudar após a Segunda Guerra Mundial.

Desde aquela época, as guitarras sofreram várias alterações e foram utilizadas nos mais variados estilos musicais, pelas mãos de verdadeiros gênios da música. Inclusive, é possível contar uma boa parte da história da música apenas falando sobre algumas das principais guitarras.

 

Guitarras famosas pela sua história

Les Paul Standart – Jimmy Page

 

les paul

 

Considerando que Jimmy Page, do Led Zeppelin, é um grande guitarrista, é de se imaginar que sua guitarra favorita estivesse na lista das mais famosas do mundo. A Les Paul Standart é usada por ele desde o fim dos anos 50, o que ampliou a fama do formato.

As Les Paul são muito conhecidas pelo seu formato, de design inicialmente ousado mas que hoje tem um ar clássico, e também pela ótima qualidade. Acredita-se que apenas 1500 Les Paul Standart tenham sido fabricadas, muitas das quais não existem mais.

 

Jaydee SG – Angus Young

 

jaydee

 

Angus Young, guitarrista do AC/DC, é um grande nome no rock internacional. Ao longo de sua carreira, ele teve várias guitarras SG, da Gibson, o que impulsionou a fama desse formato, mas o modelo Jaydee é o mais conhecido entre eles.

Um detalhe dessa guitarra é a escala, decorada com relâmpagos, o que dá um ar original a um instrumento tão famoso. Decorar a escala com essa tendência é algo largamente copiado pelos proprietários de guitarras, apesar do passar dos anos.

 

Fender Stratocaster – Jimi Hendrix

 

fender

 

Várias vezes considerado o melhor guitarrista do mundo, Jimi Hendrix foi um músico e compositor muito influente no seu tempo, e continua sendo um grande modelo para novos guitarristas. Jimi também era uma figura polêmica, o que representava bem o rock daquela época.

Uma de suas guitarras mais famosas foi uma Fender Stratocaster, com a qual ele tocou no festival pop de Monterey. O instrumento era colorido e irreverente, mas teve curta duração: A Jimi Hendrix Experience estava quase encerrando sua apresentação quando Hendrix ateou fogo à sua guitarra.

A história vai além: existem boatos de que o plano de Jimi Hendrix era quebrar a guitarra ao meio, mas ele teve que pensar em outra forma de impressionar o público ao saber que outro guitarrista já tinha quebrado a guitarra numa apresentação anterior.

 

“Micawber”  – Keith Richards

 

Micawber

 

A Fender Telecaster amarelo-escura é diretamente associada aos Rolling Stones. Keith Richards, guitarrista da banda, ficou responsável pela fama desse modelo de guitarra após optar por uma afinação aberta em sol maior, removendo a sexta corda de seu instrumento.

O som produzido por essa guitarra pode ser reconhecido em algumas músicas, como “Brown Sugar” e “Before They Make Me Run”. Outra curiosidade é que o nome da guitarra foi inspirado pelo Sr. Micawber, personagem do livro David Copperfield, o que também contribui para a fama desse modelo.

 

“Blackie” – Eric Clapton

 

blackie

 

Uma Fender Stratocaster Fifties customizada e chamada de Blackie era a guitarra preferida de Eric Clapton. Na verdade, a guitarra foi montada a partir das partes de três Stratocasters compradas pelo guitarrista nos anos 70 na cidade de Nashville.

Após Clapton abandonar a guitarra, em meados dos anos 80, ela ficou em desuso até um leilão em 2004, no qual foi vendida por $959.500, um valor recorde para a época. O leilão foi organizado para apoiar o centro de reabilitação do guitarrista, “Crossroads”.

 

Como você pode ver, a importância histórica das guitarras está mais relacionada aos músicos que as tocaram do que aos modelos em si. Grandes guitarristas, com suas personalidades vibrantes, fizeram de seus instrumentos conhecidos mundialmente devido à sua habilidade com eles.

Por isso, se você tem o sonho de ser músico, invista! O que faz um bom guitarrista é sua habilidade, muito mais que o instrumento que ele toca. E, para treinar as suas habilidades musicais, você pode sempre contar com a Melody Maker, a escola de música certa para refinar seus talentos.