Alunos da Melody Maker celebram os compositores e artistas mineiros no Música de Minas | Melody Maker Escola de Música

BLOG


Alunos da Melody Maker celebram os compositores e artistas mineiros no Música de Minas

Não é exagero ou supervalorização, mas Minas Gerais é um dos berços mais ricos musicalmente da música popular brasileira. Isso é inegável! Compositores e artistas como Beto Guedes, Lô Borges, 14 Bis, Skank, Jota Quest, Paula Fernandes e Victor e Leo marcaram a música nacional e fazendo com que os sucessos locais se transformassem em hits nacionais e até internacionais. E por que não valorizar o que é mineiro, uai? Com essa intenção é que a Melody Maker Escola de Música realizou no dia 27 de abril de 2018, entre 15 e 18h, o evento “Música de Minas”.

IMG_2627 IMG_2811

O evento teve como principal objetivo fazer com que os alunos conhecessem mais sobre alguns desses artistas, sua obra, trajetória e discografia, para depois subir ao palco e tocar as músicas estudadas em sala de aula. E, apesar de ser uma sexta-feira à tarde, a Melody Maker Escola de Música recebeu nessa tarde mais de 100 pessoas (incluindo pais e parentes dos alunos), além dos diversos alunos que participaram da apresentação. A escola ficou movimentada, cada um tentando arrumar um espaço para curtir e assistir o show dos nossos novos artistas.

IMG_2721 IMG_2697

Como a proposta foi desenvolvida com os alunos?

Como sempre, a equipe da Melody Maker Escola de Música caprichou no planejamento do evento para alinhar a prática com a teoria para os alunos. Para alinhar os objetivos e propostas, primeiramente foi realizado um direcionamento de algumas aulas teóricas e de apoio para os alunos do Programa Música na Escola. Conhecimentos históricos sobre artistas e compositores mineiros foram associados e desenvolvidos aos conteúdos teóricos pertinentes ao foco desejado e ao nível dos alunos dentro das aulas coletivas. Paralelamente, os instrutores trabalharam as músicas com os alunos dentro nas aulas práticas de instrumento e de canto. Com isso, os alunos puderam aprender a tocar alguns sucessos que marcaram regional e nacionalmente.

No dia do evento, as aulas coletivas realizadas entre 13 às 15h foram de revisão do que foi aprendido nas semanas anteriores. Para isso, os instrutores aplicaram uma dinâmica com os alunos para verificar o aprendizado e integrar habilidades e conhecimentos do grupo. Ao final da dinâmica, os próprios alunos montaram um grande painel informativo sobre os artistas mineiros estudados, sua história e discografia que foi afixado no local d o evento para todos lessem e consultassem. Eles ainda montaram a decoração e montagem de todo o evento. Foi um verdadeiro trabalho de equipe!

IMG_2630 IMG_2629 IMG_2628 IMG_2625

Ao final de tantas aulas, conteúdos e atividades, os alunos conseguiram melhorar seus conhecimentos sobre a música mineira, ter mais experiências de tocar em banda e curtir muito o evento, tudo no mesmo pacote!

Como foi organizado o evento?

O evento durou cerca de 3 horas e dividiu-se em duas partes. A primeira foi realizada no auditório da escola com apresentações iniciais do aluno e artista mirim da Melody Maker Escola de Música, Daniel Victor (11 anos).

IMG_2640 IMG_2644

Em seguida, foi realizada a entrega das premiações dos três primeiros colocados da 3ª Edição do Concurso de Bolsas da escola, realizado entre os meses de novembro/2017 e fevereiro/2018. Os três candidatos que obtiveram a maior pontuação no concurso ganharam prêmios das empresas parceiras da Melody Maker Escola de Música, Michael Instrumentos Musicais (fabricante nacional de instrumentos musicais) e Serenata (a maior loja de instrumentos musicais). Foram eles:

1º LUGAR: Gabriel Henrique Ribeiro Batista (Guitarra), que ganhou um violão Michael;

IMG_4187

2º LUGAR: Ana Cristina Santos (Canto), que ganhou um vale-compras na Serenata;

IMG_4206

3º LUGAR: Camilla Teixeira Amaral (Canto) , que ganhou um vale-compras na Serenata.

IMG_4211

Eles subiram ao palco para receber os prêmios das mãos dos representantes de nossos parceiros e depois curtiram a uma breve apresentação dos instrutores da escola cantando e tocando as músicas Galo e Cruzeiro (Vander Lee), Encontrar Alguém (Jota Quest) e Todo azul do mar (14 Bis).

Encerrando a primeira parte, todos foram convidados para subir para o Espaço Abeto da escola para dar continuidade ao evento com a apresentação efetiva dos alunos. Nesse momento, os alunos, em duplas, trios ou bandas, iniciaram a apresentação das músicas que eles preparam. Os alunos apresentaram músicas como Linda juventude (14 bis), Paisagem na Janela (Lô Borges), Seio de Minas (Paula Fernandes), Eu sou Mineiro (Tianastácia), Vida Boa (Victor e Léo), entre outras.

IMG_2686 IMG_2671 IMG_2668 IMG_2662

Confira algumas das apresentações de nossos alunos, publicadas no canal do YouTube da Melody Maker Escola de Música.

Para assistir a todas as apresentações do evento Música de Minas, clique aqui. Agora, se você quer ver todas as fotos do evento, clique aqui.

Toda a cobertura do evento foi realizada pela nossa aluna e YouYuber Ana B. (canto e violão), que acompanhou toda a preparação e realização do evento com os alunos. Confira abaixo, o vídeo produzido da cobertura do evento.