Qual meu tipo de voz? Como saber e por que isso é importante até para minha saúde? | Melody Maker Escola de Música

BLOG


Qual meu tipo de voz? Como saber e por que isso é importante até para minha saúde?

Seja profissionalmente, no karaokê com os amigos ou até mesmo no chuveiro. Se o antigo ditado diz que “quem tem boca, vaia Roma”, uma adaptação do mesmo pode dizer que “quem tem voz, canta”.

 

Cantar é um hábito universal, que exprime alegria, nos relaxa e extravasa os mais diversos sentimentos. Nesse texto, falaremos sobre os tipos de vozes existentes, para que você conheça um pouco mais de cada um deles e se identifique com aquele que mais combina com você.

 

Como classificar uma voz?

 

Antes de tudo, é importante dizer que não existe voz ruim. Todas podem ser trabalhadas e, com o auxílio de bons profissionais da música, ser educadas para determinados estilos musicais. E os tipos de vozes são os mais variados, tanto no caso dos homens, quanto das mulheres e, nos dois casos, existe uma classificação dessas características vocais indo da mais aguda ao tom de voz mais grave.

 

Alguns elementos são utilizados para que as particularidades de cada voz sejam analisadas e a partir daí, a voz ser classificada dentro de um determinado estilo. Esses elementos vão desde o timbre, que é a característica principal de cada voz e pode ser grave, média ou aguda, passando pela tessitura, conjunto de notas que se consegue emitir sem que haja desconforto para quem canta ou perda da qualidade no som cantado.

 

Já a extensão vocal avalia puramente a quantidade de notas que determinada pessoa é capaz de emitir sem que seja avaliada a qualidade do som que está sendo emitido. Por fim, outros fatores que interferem na qualidade do som e consequentemente na classificação que determinada voz virá a ter são as características corporais de cada um, desde sua anatomia, passando pela maneira como respira.

 

Quais os tipos de vozes existentes?

 

São seis nos tipos de vozes principais, sendo três masculinas e três femininas. Esses estilos se subdividem em categorias menores, que são objeto de estudo e classificação principalmente em relação à música clássica. Trataremos dessas subdivisões em um texto futuro, nos atendo agora à essa classificação geral.

 

Indo da voz mais aguda para a mais grave, classificaremos a seguir cada uma delas, dando suas principais características:

Vozes masculinas

 

Tenor é o timbre masculino de voz que consegue alcançar os tons mais agudos, e sua extensão vocal caminha entre as notas DÓ 2 até o RÉ 4.

 

Já o Barítono é a voz média, ou timbre de voz mediana entre os tons Tenor e Baixo. Tem por característica não ser uma voz tão grave e nem tão aguda. A extensão vocal desse timbre vai da nota SOL 1 à nota LÁ 3.

 

Por fim, a última das classificações vocais masculinas é o Baixo, que apesar do nome, é aquela que apresenta o tom mais grave entre as três classificações. A extensão desse timbre vocal vai do DÓ 1 ao FÁ 3.

Vozes femininas

 

Como dito, assim como no caso dos homens, a classificação dos tons relativos às mulheres também são três. O primeiro e mais agudo deles é o Soprano. O som emitido por aquelas que apresentam essas características vocais vão do DÓ 3 ao FÁ 5.

 

O segundo tom feminino é o Mezzo-soprano que, como o próprio nome sugere, é aquele classificado de forma intermediária entre os tons Soprano e Contralto. Mulheres que possuem esse tom apresentam a voz entre o semi-grave e aguda. O som emitido por esse timbre vocal vai do LÁ 2 ao SI 4.

 

Contralto é o timbre feminino de tom mais grave entre os três citados. Possui a mais grave tessitura entre os três e também é extremamente raro de ser encontrado. Seu som está localizado entre as notas MI2 ao LÁ 4.

 

E aí, já descobriu em qual dessas classificações sua voz se encaixa? Essa é uma informação importante já que exercitar sua voz em um tom não adequado para ela pode causar prejuízos à sua fala.

 

O auxílio de professores e profissionais capacitados é fundamental para que a voz seja adequadamente trabalhada dentro de suas características para que se tire dela o melhor que pode oferecer. Tudo isso você encontra na Melody Maker. Venha e conheça nossa escola. Aqui, é o lugar perfeito para refinar seu talento!